Para que você tenha sucesso no seu uso da ferramenta de captura de leads da heroSpark, é essencial que você tenha uma boa visão de como funciona o "back" do nosso funil e, principalmente, que você tenha clareza total de como fazer a configuração da forma correta para que seu funil funcione perfeitamente conforme sua expectativa. Nesse artigo, vamos explorar um pouco mais desses conceitos e, principalmente, te dar uma direção didática de como é a melhor forma para que você direcione seus leads através das etapas de seus funis. 


Como funciona e como meu lead é acompanhado e mudado de etapa automaticamente pelo sistema?

De forma bastante simples, o sistema inteiro funciona com base em um código que é atribuído a cada lead, de cada funil dentro de cada conta. Em outras palavras, esse código é o responsável por acompanhar e movimentar seu lead entre as etapas do seu funil. Cada ação realizada pelo seu lead dentro daquele seu funil é gerenciada através desse código e o sistema consegue identificar quem é aquele lead e à qual funil/ conta ele pertence e qual ação realizar na sequência com seu lead, com base nesse código. 


Esse código é gerado pelo próprio sistema da HeroSpark, no momento em que seu lead entra no funil e deve ser atribuído à toda comunicação em que você espera que o lead interaja, no sentido de ir para uma próxima etapa, adquirir um novo status, etc. A primeira movimentação é sempre automática e acontece em todos os modelos sem que você precise fazer nada. Essa movimentação é da página de captura para a página de agradecimento, sempre com o status de "O lead visitou a página". Depois disso, a passagem do seu lead depende de como você irá configurar a sua estratégia, mas você sempre vai precisar fazer com que seu lead clique em uma URL "trackeada" pelo código específico de cada lead. Para fazer isso, você possui dois caminhos: O primeiro é através de uma chave de customização no seu Email e a segunda é através de uma configuração em um botão de sua página. Vamos explorar cada uma dessas opções a seguir. 


Chave de customização {{Next-URL}}

Esse é o caminho mais seguro, com certeza. Esse é basicamente uma chave de customização que você coloca dentro do corpo do seu Email e, basicamente, o próprio sistema é quem vai preparar a URL já com o código específico daquele determinado lead que estiver recebendo o seu Email. E, ao acessar a URL, o sistema já irá identificar quem é aquele lead e mover ele para a próxima etapa do seu Funil - Pode ser uma etapa de vendas, blog de lançamento, webinar ou qualquer outra. No momento em que o lead for movido para a próxima etapa, ele já vai com o status de "Lead já visitou a página" e irá começar a receber todos os emails da sua etapa com essa configuração. 


Caso você ainda não saiba o que é uma chave de  customização, vamos te dar um resumo. Basicamente essa chave é um parâmetro que você pode colocar no corpo dos seus emails para enviar emails mais customizados para seus leads. Com essas chaves você pode customizar o nome do lead, email, enviar o link da página da etapa atual, da próxima etapa, etc. Para ver todas as possibilidades, basta no corpo do seu Email digitar "{{" sem as aspas e as opções já irão aparecer para você. Nesse nosso caso, a {{next-URL}} é a opção de "Link do próximo estágio". 


Configuração do botão no seu Editor

Um segundo caminho possível é você fazer a configuração de seus botões para direcionar seu lead para as próximas etapas. É uma configuração bastante simples, até mais fácil do que a configuração do Email. Se você quer direcionar ASAP seu lead para uma página de vendas, por exemplo, na página de agradecimento, bastaria colocar um botão e configurar o botão para realizar a ação de "Ir para a próxima etapa do funil". Para fazer isso, basta seguir o passo a passo a seguir: 

  1. Acesse o editor da sua página em questão. 
  2. Clique no botão em que deseja direcionar seu lead. 
  3. Perceba que ao clicar no botão, no menu lateral esquerdo, as opções mudaram te permitindo editar as configurações de botão. 
  4. Na primeira opção de "Ação após o click", selecione a opção de "Ir para a próxima etapa do funil". 
  5. Salve e publique sua página e teste para ver se tudo está funcionando conforme você espera. 


Conclusão e mais informações

Importante que essas configurações sejam sempre realizadas na plataforma para que se tenha sucesso no direcionamento automático do seu lead da melhor forma. Caso você use um link direto no Email ou qualquer outra forma que não essas explicadas nesse artigo, o sistema não conseguirá identificar quem é o lead e, portanto, não irá movimentar o lead ao longo do seu funil o que pode gerar não envio de emails, prejudicando o seu funil. Por isso, tenha sempre em pelo menos um dos seus Emails a chave de {{next-URL}}. 

Qualquer dúvida, problema ou dificuldade com esse ponto ou qualquer outra coisa na plataforma, nosso time esta a disposição para te atender em nosso chat ou comunidade do facebook. Esperamos que esse artigo te ajude. 


Um grande abraço, 

Equipe HeroSpark