Vamos explorar um pouco mais das notas atribuídas para os envios de Email pelos servidores de Email.


Sua estratégia de Email é fundamental para o seu resultado. Isso você já sabe! Mas você sabia que a escolha de palavras e a forma como você configura o seu Email pode afetar diretamente a entregabilidade do seu Email? Exatamente, isso significa que, se você está utilizando palavras que denotam Spam, pode ser que seu lead não esteja nem recebendo seu Email. Mas não se preocupe. aqui você vai aprender mais sobre este tópico e o que fazer para reduzir as chances ao máximo para não cair no filtro do Spam do seu lead. 


 

Mas o que é entregabilidade?


Após a configuração do seu Email aqui no SparkFunnels, o seu email percorre um certo caminho até chegar no seu lead. Funciona mais ou menos assim: 


1. Você edita e configura seu Email de acordo com o seu envio. 

2. O SparkFunnels codifica toda mensagem e agenda o envio. 

3. O servidor (ISP - Internet Service Provider) como Gmail, Outlook, Yahoo, etc recebe o pedido de entrega da sua mensagem e faz uma série de avaliações na mensagem para garantir autenticidade e reputação de quem está enviando. 

4. De acordo com a avaliação do seu Email, seu Email é entregue ou seriá direcionado para caixas de spam, lixeira ou, em alguns servidores, nem mesmo será entregue. 

O fato do seu Email ser colocado na caixa de entrada de seu lead é o que é considerado a "entregabilidade" desse Email e como vimos, depende de uma avaliação da sua reputação. Essa reputação basicamente é baseada em dois grandes fatores do provedor de envio: 


 - A reputação do seu domínio e do seu IP com o provedor de Email. Ou seja, se a maioria dos assinantes de algum ISP estão abrindo, clicando e movimentando seus Emails, você vai melhorando essa parte de sua reputação. 


 - A reputação específica que você tem com aquele lead que esta recebendo sua mensagem. Ou seja, se essa pessoa abre, movimenta e clica em seus emails, melhor sua nota será. 


 

Além disso, existem ainda alguns outros fatores que são levados em conta pelo ISP para aceitar ou rejeitar uma mensagem. São eles: 


Qualidade da base de leads/ contatos: Depende basicamente da veracidade dos endereços de Email dos seus leads. Se os Emails são válidos, tiveram consetimento para recebimento de seus conteúdos, você terá uma melhora na sua nota.  

Engajamento dos leads: Se seus leads abrem, movimentam e clicam em seus emails, então possivelmente você terá uma melhor nota. Se eles te marcam como spam, você acaba sendo bastante prejudicado. 

Identificação do seu domínio como remetendo das campanhas: Em geral muita coisa aqui depende da HeroSpark. Aqui são levados em conta as configurações técnicas do domínio de enviocomo DNS, DKIM, DMARC, SPF, etc. Estamos sempre realizando as configurações necessárias e atualizando tudo para que do nosso lado, tudo esteja 100% para que você tenha uma nota boa. 

Consistência no volume de Emails enviados: Se o volume de envios dentro de um determinado período (mês, por exemplo) não excede o volume que você está acostumado a enviar nos meses anteriores. Por isso, consistência é chave para que você tenha uma boa nota. 

Qualidade do conteúdo (Assunto e texto do Email) enviado: Palavras em caixa-alta, palavrões, quantidade exagerada de imagens e palavras-chave consideradas como suspeitas (promoção, grátis, gratuito, e por ai vai...) prejudicam muito a nota do seu envio. Por isso, tome bastante cuidado com o teor do seu Email. 

Qualidade e consistência é fundamental para uma boa reputação

Qualidade do conteúdo importa. Nesse contexto, planejamento e revisão do seu conteúdo é fundamental. Pense que, assim como você quer autoridade com o seu cliente, você precisa ter autoridade também com o provedor do seu Email. E da mesma forma que você não cria uma autoridade do dia para a noite, você precisa construir sua reputação com os servidores de Email. E para fazer isso, qualidade e consistência são fundamentais. Por isso, planeje suas ações, planeje seus envios e garanta que o teor do seu Email está de acordo com o que é esperado desse mercado... Ou seja, qualidade de conteúdo, sem "clickbaits" e evitando termos pejorativos que denotam spam... Há na internet várias listas de palavras que prejudicam sua nota no Email. 


Cuidado com importações

Importar leads é fundamental na sua linha de negócios. Nós entendemos bem isso. Entretanto, tome muito cuidado e seja muito crítico com as importações. Usar listas frias ou antigas pode ser um tiro no pé. Pois se um ou alguns leads seus te marcam como Spam, você vai demorar bastante para recuperar a sua reputação com o servidor de Email. Importe apenas listas de Emails que realmente querem receber o que você tem para oferecer. Volume de leads não significa necessariamente resultados para o seu negócio. Qualidade e interesse dos leads que você tem, por outro lado, significam necessariamente resultados de vendas. Por isso, se preocupe com qualidade acima de quantidade, sempre! Isso será fundamental para você ter uma boa reputação de envio. 


Algumas outras dicas importantes

Como você viu, o conteúdo do seu Email vai ser chave na definição da sua nota e reputação com o seu lead. Sendo assim, escrever um bom Email é fundamental. Aqui vão algumas dicas: 


Balanceie volume de texto e imagens: Em geral, é recomendado que um Email tenha no máximo 40% de imagens e todo o restante seja de texto. Fique ligado nisso. 

Não utilize caixa alta sem necessidade: Um Email que tenha toda sua mensagem em caixa alta tende a ser barrado e considerado como Spam. Se você precisa chamar a atenção do seu consumidor para um tópico em específico, use negrito e/ou itálico. Acaba sendo mais efetivo sem prejudicar sua nota. 

Evite palavras usadas em Spams: Como citado anteriormente palavras pejorativas como grátis, free, clique aqui, desconto, etc. Existem na internet diversos artigos que trazem uma variedade dessas palavras a serem evitadas. 

Use links e chamadas para ação (CTAs): Ter cliques significa melhorar sua reputação. Por isso, use links e botões para ter esses cliques. Cliques denotam engajamento do seu lead com seu Email e isso é muito bem visto pelo ISP.

URLs/ Links com protocolo HTTP: Importante mencionar que é importante que os links presentes no seu Email estejam com certificados de segurança (HTTPS) para não aumentar a suspeita do ISP com o seu Email. 

Teste antes de enviar: Seja empático. Avalie criticamente o seu Email e veja se realmente esta sendo algo de valor para o público alvo que você esta trabalhando. Critique design e teor do texto. Isso vai te ajudar a ter uma visão holística do conteúdo do seu Email.

Conclusão

Entendemos que Email marketing é fundamental na estratégia digital de qualquer empresa/ pessoa. Garantir a qualidade desse envio vai fazer TODA a diferença no seu resultado. E nós enquanto parceiros do seu negócio, temos como prioridade número 1 ter uma ferramenta que proporcione grande qualidade para você, por isso, estamos sempre nos atualizando e revendo toda nossa base de códigos para garantir tudo que pudermos do nossa lado para que você tenha uma reputação melhor. Mas, ao mesmo tempo, a sua reputação depende em grande parte do que você coloca no Email. Por isso, esteja sempre antenado, participe das nossas comunidades de Facebook e siga nossas páginas para estar sempre ligado nas últimas tendências de Email Marketing.