No mercado digital, quando falamos de qualquer estratégia online, campanhas de email são fundamentais para alcançar bons resultados. Afinal, Um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que redes sociais, como Facebook e Twitter. 

 

Portanto, se você quer gerar muito mais resultado no seu negócio, não pode deixar de lado as campanhas de email na sua estratégia.

 

No SparkFunnels, criamos uma funcionalidade exclusiva para que você possa explorar esse recurso. Nesse post, vamos te explicar passo a passo sobre como criar uma campanha e como extrair o máximo dela. Vamos nessa? 

 

Criando uma campanha de email: passo a passo

Ao acessar a sua conta no SparkFunnels, no menu lateral, clique em Campanhas. Se você ainda não criou nenhuma campanha, um botão de Criar nova campanha ficará disponível na tela.

 

 

Passo 1: Escolha um funil

Veja que na parte superior da sua tela, um passo a passo se abriu. Esse passo a passo é o mesmo que vamos explorar aqui. 

 

Para começar, o sistema vai te pedir para escolher qual o funil que você deseja utilizar os leads para a criação dessa sua campanha. 

 

Lembre-se que o email será enviado para todos os leads que estarão nesse funil, na data que você definir o envio da campanha. O próprio sistema vai te mostrar todos os funis que você possui criados no SparkFunnels.

 

Importante: você só pode criar uma campanha com funis que já tenham, pelo menos, 1 lead cadastrado.

 

 


Uma vez que tenha escolhido o funil que desejar, clique em Usar Funil e, na sequência, clique em Confirmar e Continuar

 

Passo 2: Escolha um nome para sua campanha

Bem simples. O sistema automaticamente te direciona para a definição do nome. No centro da tela, você possui um campo, onde você pode escrever qual o nome que você deseja dar para aquela campanha. 

 

Tenha em mente que, se você for trabalhar com várias campanhas (que é uma tendência conforme o tempo passa e você cresce), será necessário organizá-las para que você possa avaliar métricas e acompanhar o seu desempenho.

 

 Então, pense em um nome (ou em um sistema de nomes) que te ajude a achar essa campanha mais facilmente depois. 

 

Passo 3: Configure o email que será enviado

 

Essa etapa é dividida em três pequenas partes. Na primeira delas, você definirá a data e o horário que você quer que sua campanha seja enviada. 

 


Clique no campo de data e use o calendário para facilitar sua definição. O mesmo comportamento acontece ao clicar no horário: um elemento de relógio se abrirá para que você defina o horário.

 

Com a data e horário definidos, clique na segunda etapa, logo abaixo. No editor de email que abrirá, você vai poder adicionar:

  • O título do seu email (que será visto pelo seu lead)
  • O conteúdo do corpo do seu email

Note que você possui as mesmas funcionalidades que você já tinha no editor de emails do Funil em si. Então você pode customizar o seu email com algumas chaves (basta escrever "{{" no corpo do email e as opções aparecerão para você), bem como mudar tamanho, etc. 

 

Na sequência, clique na terceira etapa, logo abaixo, e envie um email teste para o seu email cadastrado na sua conta. Minha sugestão é que de fato, você envie esse teste e verifique se o email está de acordo com o que você espera que seu lead veja. 

 

Nota  1: Se você usa o Gmail, pode ser que o seu email teste caia na caixa de spam. Fique tranquilo, pois isso NÃO ocorre com o seu lead (estamos sempre monitorando os envios de email para reduzir as possibilidades deles caírem em spam). Isso ocorre pelo fato do Gmail identificar que o seu endereço está enviando um email para o seu próprio endereço e, por ser um comportamento não comum, ele direciona para o spam. Mas isso NÃO ocorre com o seu lead, fique tranquilo. 

 

Nota 2: O editor de email ainda não permite adição de outros elementos, além de um texto simples. É uma funcionalidade que vai aparecer no SparkFunnels em muito breve (Fique ligado! ?). 

 

Passo 4: Revise e envie

 

Ótimo! Com a sua campanha, de fato, criada, faça uma última revisão para garantir que o nome e a data estão certos e clique em Confirmar envio e finalizar.

 

 Pronto! Sua campanha será enviada. 

 

Após o envio

Você viu que sua tela de campanhas mudou e novas informações apareceram, certo? 

 

Sabemos o quanto os números são importantes para você, na gestão de seus funis e de suas campanhas. Dessa forma, com essa funcionalidade, você consegue ver qual a taxa de abertura da sua campanha, assim como o CTR (taxa de cliques) que você obteve. Assim, você pode gerenciar cada vez melhor o seu funil e suas campanhas.

Desativando uma campanha

Se você quer cancelar o envio de uma campanha, o processo é bem fácil. 

 

Basta acessar a aba de Campanhas, pelo menu lateral esquerdo. Em cada uma das campanhas criadas, você verá um botão do lado direito do resumo da sua campanha. Basta clicar nesse botão e pronto! Sua campanha não será mais enviada. 

 

Respondendo algumas dúvidas

Imagino que você tenha algumas dúvidas pontuais sobre alguns aspectos da funcionalidade. Para responder essas perguntas, levantamos alguns pontos importantes que podem te ajudar:

 

 1) Nesse primeiro momento, há apenas um tipo de campanha, que é a campanhas simples/padrão. Nesse tipo de campanha, você ainda não consegue criar automações, apenas mandar um email simples, agendado para os leads de um determinado funil. 

 

 2) Ainda não existem segmentações complexas na criação das campanhas. Você consegue enviar um email segmentando sua base por funil.

 

 3) Ao escolher um funil, todos os leads que estão no funil no momento do envio receberão o seu email. Os leads que entrarem no seu funil posteriormente, não receberão aquela campanha. 

 

 4) A funcionalidade de campanhas deve evoluir muito nos próximos meses e seu feedback será fundamental nesse processo. Por isso, se tiver alguma opinião ou alguma sugestão e quiser compartilhar com nossa equipe, nosso suporte ficará MUITO feliz em ouvir você. ? 

 

 5) Apesar de iniciarmos a funcionalidade com um teste gratuito, em breve as campanhas estarão disponíveis apenas no plano Premium. Portanto, fique ciente de que essa funcionalidade vai ser bloqueada aos usuários do plano gratuito no final do mês de junho/2020. Até lá, fique a vontade para testar, usar e nos mandar seu feedback. :) 

 

E claro, se algo sobre campanhas não foi respondido nesse artigo, não se preocupe. Nossa equipe de suporte ficará muito feliz em te ajudar nessa trajetória. Entre em contato pelo nosso chat e vamos conversar!